quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ENTREVISTA-PAURA

Fiz uma entrevista com meu grande amigo Fabio,vocal do Paura.Nessa entrevista eu foquei mais em saber sobre os rolés da banda.
O Paura é uma das bandas mais importantes para a nossa cena.São respeitados por varios cantos do pais e por outros paises da sulamérica.

Estão ai a quase 15 anos em atividade,com a mesma pegada de sempre e cada dia mais brutal...


Photobucket


1-Fabio,me conta como foi o seu primeiro envolvimento com o Paura.Como foi pra você os primeiros shows e ensaios com a banda?



Meu primeiro envolvimento mesmo com o Paura foi quando eu ainda morava em Santos. Chegavam noticias de uma banda nova que era ‘dos caras do No-Violence com o Farofa no vocal’. Depois catei o cd e assisti a um show e tive a mesma reação que todo mundo teve na época. Ali estava uma banda que faria história. Isso foi quase 15 anos atrás, em 1995. Em 2001, eu tava sem banda faziam uns 6 meses e recebi o convite pra entrar no Paura. Puta responsa, puta desafio mas uma puta honra, né.
Lembro bem do primeiro ensaio e do primeiro show. No ensaio lembro de ter ido tão empolgado que eu tinha tirado até sons que os caras num tocavam fazia tempo. E lembro dos dois bumbos ‘ventilando’ a sala. O meu primeiro show foi em Belo Horizonte, um mês depois de eu ter entrado na banda. Foi cabuloso. E ainda mais legal porque foi fora de São Paulo. Ali já deu pra ver que eu iria ter muita merda pra comer junto com os caras do Paura, mas sempre na maior satisfação....hahaha

2-Como todos sabem você ja fez parte do White Frogs e do Safari.Qual a diferença que você viu ao entrar no Paura das bandas passadas?


Além da sonoridade, a grande quantidade de shows. Tanto que em um mês de banda eu já havia feito show. E essa rotina sempre seguiu assim. Acho que as coisas são mais intensas no Paura do que foram comigo no White Frogs e no Safari Hamburguers.

Photobucket

3-O Paura é uma banda mais do que respeitada nacionalmente e também em outros paises do sudamerica.Qual o impacto que isso traz para vocês,qual a reação de vocês ao sair do Brasil e se deparar com uma cena muito boa e que respeita muito o Paura?



É um lance foda, mano. Viajar pra países com cultura e costumes diferentes e conhecer a cena de cada lugar é enriquecedor. Viajar quilometros e encontrar pessoas que curtem o mesmo som que nós, que curtem os mesmos roles, que aprendem com as mesmas bandas, que dão valor as mesmas coisas que nós é algo que parece encurtar as distâncias geográficas. É uma conexão que se fortalece com o passar do tempo. É o intercambio que realmente vale a pena.

4-E esse ano,como foram os shows?

Tem sido cada vez melhores, André. Destaco a tour com o No Turning Back e o Fatal Blow, a tour no Equador e os shows que fizemos em Ferraz de Vasconcelos e no Inferno Club em São Paulo.

5-Eu as vezes fico pensando que talvez nós aqui do Brasil não precisamos ir para a Europa para se tornarmos bandas bem sucedidas(porque muitas vezes ir a Europa é para conhecer mesmo),pois nos paises vizinhos podemos ver grandes shows,com grandes estruturas a qual li no blog de vocês falando dos shows no Equador. Você acha que as bandas brasileiras deviam fazer mais rolés como vocês fazem pela sudamerica?

Cara, tem fundamento isso que você disse. O cenário sulamericano é autosustentável. Mas conhecer e viver essa experiência como banda na Europa é algo que não tem preço. Eu costumo dizer pros meus amigos que tocam em bandas que façam o que puderem pra encarar essas viagens, seja na America do Sul seja na Europa. São experiências intensas que podem ensinar muita coisa individualmente e coletivamente. Sempre recomendo isso para as bandas de meus amigos.
O ponto negativo nisso é o velho ‘vicio’ que o povo sulamericano tem de valorizar o que vem ou se destaca lá fora. Isso acontece há tanto tempo que nem sei se um dia essa merda muda. Infelizmente.

Leia como foram os shows do Paura no Equador;

http://pauratourreportecuador09.wordpress.com/


Photobucket

Photobucket

http://www.youtube.com/watch?v=cSuCwq-XapY
(Video Paura no Quito Fest 07)


6-Como esta o processo de composição das novas musícas? Tem algum data prevista para o começo e o fim das gravações?


Estão prontas. Serão 11 sons que devemos começar a gravar em outubro e, espero realmente, terminar até o fim do ano, pra depois mandar pra mixagem, masterização e fábrica. Ou seja, deve sair no começo de 2010.


7-Você acha que a cena brasileira precisa de algo a mais para se tornar melhor,até comparando as de outros paises aqui da sudamerica mesmo?


Não vejo o cenário brasileiro atrás do cenário de nenhum outro país sulamericano. No geral, enfrentamos os mesmos problemas.
Talvez o que falte para o cenário brasileiro seja o que falta para o próprio brasileiro: conhecer e valorizar sua história, suas pessoas e seus feitos. Nos países latinos, o orgulho pela própria cultura e costumes é muito forte. Isso parece não valer muito no Brasil. Não me entendam errado: não estou falando em levantar bandeiras ou se nacionalizar. Estou falando sobre as pessoas darem o devido valor à aquelas pessoas que organizam shows, escrevem zines, trocam informação, tocam em alguma banda, movimentam algum cenário musical marginal através de algum meio de comunicação. Mas não ‘da boca pra fora’. Falar bonito é bacana mas num constrói nada. Falar com verdade já ajuda bastante.
8-Eu sempre uso isso nas entrevistas que faço.Ao ler essas frases o que lhe vem na cabeça??

HARDCORE- acho que hoje em dia nem sei mais o que significa essa palavra... hahaha. Enfim, Hardcore pra mim é sinônimo de VERDADE!

DISCOS- vicio eterno.

POLITICA- uma eficaz ferramenta para manter as mega corporações no comando da história humana por tanto tempo.

FAMILIA- a base de tudo. Família (isso inclui os verdadeiros amigos) é quem você sempre vai ter ao seu lado, principalmente quando você está na merda.

8-Mano pra encerrar eu quero agradecer ai pela entrevista,e se você quiser deixar um recado essa é a hora.

Eu é quem agradeço, André. Não só pelo espaço mas também pela confiança, envolvimento e aliança que você tem com o Paura.
Estamos juntos e na pista pro que precisar.
Pro pessoal do Sul do Brasil, algo me diz que nos encontraremos em breve.
Fiquem ligados pra mais noticias.
Força e Saúde pra todos!
Valeu mesmo!!!

Photobucket

http://www.myspace.com/paura3rdworld

André Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário